1. Conheça a História 

  2. Antes de viajar, leia a história e a cultura e a ecologia do seu destino. Use a internet para obter pistas sobre especialidades locais e caminhos fora de circuitos turísticos convencionais. Aprenda algumas frases básicas no idioma local do seu destino.

  3. Reduza sua pegada (de carbono) 

  4. Caminhar, andar de bicicleta e trekking ou explorar um lugar em profundidade é uma boa maneira de reduzir sua pegada de carbono. Em destinos urbanos, caminhe ou pegue o transporte público sempre que possível. Você verá mais e evitar ficar preso no tráfego na  hora de pico.

  5. Seja Eco-Friendly.

  6. A conservação deve sempre estar na mente de um viajante: o que ajuda o ambiente, tal como a reciclagem ou permanecer em um hotel eco amigável, protegerá também o patrimônio.

  7. Respeite a cultura local

  8. Mostre respeito e interesse pela cultura local. Em locais sagrados, vestir modestamente, falar suavemente, e ser consciente de pessoas que estão lá para adorar. Procure celebrações locais e festivais - eles podem fornecer uma visão única sobre a cultura local e são uma maneira divertida de conhecer os moradores locais, provar os alimentos tradicionais e aprender sobre a herança do seu destino.

  9. Vá fora do caminho batido 

  10. Visite lugares menos conhecidos - eles podem ser muito mais gratificantes (para não mencionar menos lotados) do que hotspots turísticas. 

  11. Seja gentil em sua viagem 

  12. Seja consciente do impacto causado pelo visitante. Evite Visitar locais lotados em horários de pico ou destinos populares, vá no período diferentes isto irá reduzir o seu impacto. Use calçado confortável, como tênis; Saltos podem danificar construções históricas frágeis. Não suba em monumentos ou toque em esculturas de rocha, pois pode danificá-los.

  13. Não use flash nas fotos

  14.  Tire apenas fotografias e certifique-se de que o flash é permitido, porque um flash pode danificar obras de arte de séculos. Estar ciente das tradições locais quando fotografar pessoas e quando em dúvida, pedir permissão antes de tirar uma foto. Nunca remova qualquer coisa de um patrimônio, você pode pensar que uma simples pedra não será perdida, mas se cada um dos dois milhões de visitantes anuais de Pompéia levar algo para casa, logo não haveria mais nada.

  15. Compre o local 

  16. Apoie a economia local comprando artesanatos dos artesãos locais como lembranças. Desconfie de "antiguidades", pois estes poderiam ser saqueados ou falsificações. Patronize hotéis menores e restaurantes locais - dessa forma o dinheiro que você gasta impulsiona a economia local e ajuda a preservar o patrimônio.

  17. Junte-se à Causa 

  18. Ajude Patrimônios ameaçados, como a SERRA da MOEDA seja através de doações a organizações como ARCA AMASERRA ou por voluntariado -

  19. Educar 

  20. Diga aos amigos e á família sobre turismo patrimonial e ecológico responsável. Aumente a conscientização compartilhando suas experiências de viagem e uma conversa de conservação global nas redes sociais, Comece integrando seus canais de comunicação aos da ARCA  AMASERRA.

Receptivo da Serra da Calçada

Al. Azaleia, 1240 Nova Lima 

MG - Brasil CEP 34.000.000

CNPJ0900764/0001-20

amaserra@gmail.com

Visite nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
WhatsApp-icone_edited.png

Sede da ARCA AMASERRA 

Rua Casuarina, 129 , Brumadinho 

MG - Brasil CEP 35.460.000

CNPJ0900764/0001-20

Tel 55 31 35686256