PATRIMÔNIO NATURAL

O meio natural da Serra da Calçada caracteriza-se por sua formação geológica peculiar e em sua paisagem destacam-se os afloramentos rochosos e as grandes variações topográficas. Além disso, por sua estrutura hidro geológica, ela abriga uma das principais zonas aquíferas do Quadrilátero Ferrífero, consistindo ainda em área de recarga de recursos hídricos e manancial de abastecimento da população da RMBH.

O meio natural da Serra da Calçada é singular e apresenta características que já justificam as ações conservacionistas, mas a Serra da Calçada tem também um rico patrimônio biológico e genético: ela abriga várias formações vegetacionais como as matas de galeria, os capões, os campos rupestres sobre quartzito e, em especial, os campos rupestres sobre canga. A canga caracteriza-se por afloramentos ferruginosos que ocorrem em topos e encostas de montanhas isoladas no Quadrilátero Ferrífero. No substrato rico em ferro, crescem os campos rupestres sobre canga, também denominados campos ferruginosos. As plantas deste tipo de vegetação são adaptadas para sobreviver em um ambiente estressante, já que no solo da canga existem metais tóxicos e quase não há retenção da água de chuva.

   Mais de um terço das famílias botânicas existentes no Brasil estão representadas nos campos ferruginosos. A canga é um ecossistema favorável à existência de um elevado grau de endemismo. Já foram apontadas pelo menos nove espécies vegetais possivelmente endêmicas dos campos ferruginosos do Quadrilátero Ferrífero e de ocorrência na Serra da Calçada. As interações biológicas existentes na serra fazem com que as existências de algumas espécies de flora estejam associadas à conservação de espécies de fauna e vice-versa, configurando interações que denotam a importância da preservação da vida na serra. Há que registrar a grande diversidade de fauna, que inclui:

• 134 espécies de abelhas;
• 59 espécies de besouros;
• 4 espécies de peixes;
• 34 espécies de anfíbios;
• 8 espécies de répteis;
• 156 espécies de aves;
• 26 espécies de mamíferos;

A cada ano novas espécies são descobertas. A rara cobertura vegetal é formada por significativa área de campo rupestre ferruginoso, que ocorre apenas locais revestidos por cangas e em altitude elevada, Mata Atlântica e Cerrado.

Receptivo da Serra da Calçada

Al. Azaleia, 1240 Nova Lima 

MG - Brasil CEP 34.000.000

CNPJ0900764/0001-20

amaserra@gmail.com

Visite nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
WhatsApp-icone_edited.png

Sede da ARCA AMASERRA 

Rua Casuarina, 129 , Brumadinho 

MG - Brasil CEP 35.460.000

CNPJ0900764/0001-20

Tel 55 31 35686256